COMO DECORAR SUA SALA
Anúncios Patrocinados: |
Despesa alta, quebra-quebra, barulho e poeira. São muitos os “contras” de uma obra, por isso, aproveitar a chance de evitá-la pode ser a melhor escolha.
Para ajudar na missão de transformar um ambiente de um jeito simples, damos início à série “Reforma sem obra”, começando pela parte mais democrática da casa: a sala. Siga as dicas dos top arquitetos que reunimos abaixo, inspire-se nas fotos e mãos à obra! No sentido figurado, é claro.
Dicas dos arquitetos
Atenção aos acessórios: Nas fotos na parte superior do mosaico, os ambientes criados por LEILA DIONISIO foram reformados sem obra. A arquiteta conta que apostou nas mesas espelhadas e nos tons claros das paredes para dar destaque aos acessórios e objetos de decoração que, neste caso, são os verdadeiros protagonistas das salas. Vale lembrar que pintura não é obra, por isso, renovar o ambiente com uma tinta nova é sempre bem-vindo.
Plantas valorizam espaço: Repare também no efeito que plantas imponentes exercem no espaço. Além de espantar o mau-olhado - segundo prega a cultura popular - a espada-de-são-jorge é uma planta fácil de combinar com qualquer tipo de sala. Fica aqui a sugestão.
MDF é alternativa barata para painéis: Já nas imagens inferiores, o ingrediente transformador é o MDF, um painel de fibras de madeira que, além de versátil, é ecologicamente sustentável. A arquiteta Mariana Vaz explica que essa peça é barata e instalada sem dificuldades, normalmente pela mesma loja que a vende. "Para quem não quer todas as paredes de madeira, uma dica é usar o MDF apenas para cobrir os fios que se conectam à televisão presa na parede", diz ela. Exatamente como aparece em uma das fotos.
Peças coloridas mudam ambiente: O arquiteto Thoni Litsz, que assina o espaço, avisa que o MDF funciona ainda melhor pintado, envernizado ou com um bom papel de parede. Note também que o fundo das poltronas é feito de madeira de demolição, o que traz um estilo rústico para o espaço. Enquanto isso, a mesinha amarela e a geladeira retrô vermelha funcionam como pontos de cor na sala, prova de que uma mudança no mobiliário, com peças mais coloridas, pode driblar a necessidade de uma obra.
Espelho amplia espaços: Para finalizar, o espelho é sempre uma peça coringa na transformação de qualquer ambiente. "Escolha sempre um vertical, se ele estiver direcionado para um móvel longitudinal, como o sofá, por exemplo. Isso ajuda a dar mais profundidade ao espaço", conta a arquiteta Mariana Vaz.
SALAS DE ESTAR CONTEMPORANEAS
Sala de estar, jantar e home de uma casa de 1154 m². A decoração é contemporânea, elegante e atemporal, projeto da arquiteta Zize Zink.
A sala de estar é simétrica, com 2 sofás grandes e vários móveis de apoio – cadeiras, poltronas e banquetas. Ao fundo, a cortina é belíssima e chama a atenção!
A mistura das peças de design – clássicas ou mais modernas – dão um toque arrojado ao projeto.
As cores são claras e neutras, com alguns toques de cor em turquesa, dourado ou preto.
Flores são sempre excelentes complementos para o decor!
Detalhe da arrumação da mesa de centro, inspire-se! A mesa (na verdade, duas mesas iguais) é em laca bege extra brilho.
A sala de jantar tem um mix de materiais muito interessante: mesa moderna em laca (ou silestone), cadeiras antigas em cor escura, pendente trabalhado e piso rústico de madeira.
No home, sofás e chaises confortáveis favorecem o convívio da família.
SALA COM MADEIRA
Neste apartamento de 170 m², em Belo Horizonte, a sala foi feita para receber os amigos e atender ao cotidiano da família, priorizando o conforto e o toque despojado na escolha das peças e dos acabamentos.
A decoração tem base branca + madeira de tom médio, presente num grande painel que integra sala de estar, jantar e tv. O aparador é no mesmo acabamento, quebrando os tons clarinhos usados no restante do ambiente.
Anúncios Patrocinados: |
Seja o primeiro a comentar ;)
Postar um comentário
Atenção! Os comentários aqui são de exclusiva responsabilidade dos visitantes deste blog, Não temos nenhuma relação com a opinião alheia, por tanto qualquer comentário ofensivo, xulo, racista ou preconceituoso ou que esteja tentando ofender o dono deste blog não será publicado. Quem quiser xingar xinga na sua casa aqui não!!